Secretaria de Saúde de Morrinhos do Sul lança projeto de Hiperdia para a população

A Secretaria de Saúde de Morrinhos do Sul está lançando um programa para tratar casos de diabetes e hipertensão nas comunidades, o primeiro encontro acontecerá no Salão Comunitário de Morro do Forno no dia 9 de fevereiro, quinta-feira, às 14h, este projeto está levando o nome de Hiperdia.

O projeto irá passar por todos os bairros e localidades do município, em breve as outras datas e locais serão divulgados. O seu objetivo é levar saúde e qualidade de vida aos moradores, nos dias de atendimento estarão disponíveis profissionais da saúde como enfermeiros, nutricionista, educador físico e fonoaudiólogo para orientar a população.

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade e falta da insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue de forma permanente.

Já a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 14 por 9 como é conhecido popularmente.

“Estamos promovendo esta ação pensando sempre nos nossos munícipes que precisam de atendimento especializado, infelizmente muitas pessoas contam com essas duas doenças e o nosso objetivo é levar informação, cuidado e saúde para todos. Estamos mobilizando toda a equipe da saúde, para que todos possam contribuir de alguma forma para aqueles que precisam”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Elizandra Scheffer (Neca).


3 de fevereiro de 2023
Destaque