Secretaria de Educação promove capacitação sobre Inclusão Escolar

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a fonoaudióloga Andrea Gonçalves e a psicóloga Luziane Goulart, promoveu no último dia 29 de novembro, segunda-feira, na Câmara de Vereadores, a segunda Roda de Conversa para os professores da rede municipal, educação infantil e séries iniciais.
O objetivo foi conversar sobre a Inclusão Escolar, baseado na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física, neurológica e psicológica. Além disso, a roda de conversa teve como intuito esclarecer que as pessoas com deficiência não devem ser excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. Ao contrário, devem ter acesso ao ensino em igualdade de condições com os demais estudantes, de modo a conviver plenamente com toda a comunidade escolar. 
Segundo a Secretária de Educação e Cultura Prof. Cris Vargas, a Educação entende que o direito da inclusão deve contemplar dois fatores que o qualificam e o sustentam, sendo eles:
O primeiro é a garantia de convívio, de interação do estudante com deficiência com o restante da comunidade escolar, na medida em que essa interação é um ingrediente fundamental para que o aluno seja desafiado e possa desenvolver o máximo de seu potencial. 
O segundo fator é a garantia de acesso ao mesmo conhecimento, ou seja, ao mesmo currículo. A inclusão garante direitos e promove a aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida.


7 de dezembro de 2021