Reflexões e experiências marcam a XII Jornada Pedagógica da Educação de Morrinhos do Sul

A Secretaria de Educação de Morrinhos do Sul realizou na última semana a XII Jornada Pedagógica, que reuniu os profissionais da área para um intercâmbio de saberes e práticas. O evento, que teve como tema “caminhos para uma educação humanizada: os saberes de cada um compartilhados por uma coletividade”, ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2023, na Secretaria de Educação, e foi promovido pela rede municipal de ensino.

A jornada contou com diversas atividades formativas e culturais, que visaram aprimorar as competências dos educadores e estimular a reflexão sobre os desafios e as possibilidades da educação no século XXI. Um dos destaques foi o I seminário de socialização de práticas, onde os professores puderam expor seus projetos pedagógicos realizados nas escolas, compartilhando suas experiências, dificuldades e resultados.

Outro momento importante foi a realização de palestras com especialistas convidados, que levaram contribuições teóricas e metodológicas sobre temas relevantes para a educação, como cultura digital, alfabetização, educação humanizada e inclusão. Os palestrantes foram Guto Niche, Lídia Dias, Fernanda Fernandes, Letícia Araújo, Gisele Giacomin e Adriana Rorato, que abordaram suas respectivas áreas de atuação com propriedade e didática.

Além das atividades formativas, a jornada também proporcionou momentos de integração e cultura, com apresentações artísticas que envolveram música, dança e teatro. Esses momentos foram importantes para valorizar as expressões culturais locais e fortalecer os laços entre os participantes.

A XII Jornada Pedagógica foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo valorizar o trabalho dos educadores, fortalecer o vínculo entre a escola e a comunidade, e contribuir para a melhoria da qualidade da educação em Morrinhos do Sul. O evento foi um sucesso de público e de avaliação, e demonstrou o compromisso da rede municipal de ensino com a formação integral dos estudantes.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado da XII Jornada Pedagógica, que foi um marco na história da educação em Morrinhos do Sul. Foi uma oportunidade única de aprendizado, troca e crescimento profissional e pessoal para todos os envolvidos. Quero agradecer a todos os palestrantes, que levaram conhecimentos valiosos e inspiradores, aos professores, que compartilharam suas práticas exitosas e inovadoras, aos artistas, que nos encantaram com suas performances, e a toda a equipe da Secretaria de Educação, que organizou esse evento com muito carinho e dedicação em especial a secretária da pasta, Cristiani Hendler. Essa jornada foi um passo importante para construirmos uma educação humanizada, inclusiva e de qualidade em nosso município, que atenda às necessidades e aos sonhos de nossos estudantes”, enfatizou o prefeito Marcos Venicios da Silveira.


26 de julho de 2023
Destaque Educação