Neste último final de semana os recantos de Morrinhos do Sul foram contemplados com as cadeiras anfíbias

Em dezembro de 2022 Morrinhos do Sul foi contemplado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD e PCAH no RS), com três cadeiras anfíbias voltadas para pessoas com deficiência física e idosos com mobilidade reduzida. A iniciativa oferece a esses grupos uma alternativa de lazer nos rios de Morrinhos do Sul, onde neste último final de semana houve a estreia da mesma. 

A Secretaria de Turismo, representada pela secretária, Jucelaine de Medeiros, fez um plano de trabalho da acessibilidade, fazendo adesão aos três recantos de Morrinhos do Sul, Recanto Beira-Rio, Recando Vô Hilário e Recanto Pitayas.eco.

Com a disponibilidade das cadeiras nos recantos do município, todas as pessoas que tiverem dificuldade para entrar e tomar banho de rio, como idosos, pessoas com deficiências ou alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), conseguirão fazer todas as atividades disponibilizadas pelo município, lembrando que a inclusão é algo a ser aplaudido por todos. 

A primeira entrega foi no Recanto Beira-rio onde o cadeirante Lucas Magnus Corrêa usou o equipamento pela primeira vez, estavam presentes neste primeiro momento o prefeito, Marcos Venicios, a vice-prefeita, Leoni Felicidade e a secretária de Turismo, Jucelaine de Medeiros. Para Lucas foi um momento único, cheio de adrenalina, liberdade e realização. Nas outras duas entregas quem acompanhou foi o secretário de Administração, Marcelo Benetti.

Quando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul disponibilizou essas cadeiras um enfermeiro ou técnico em enfermagem precisaria realizar um treinamento de como conduzir o equipamento e com isso a técnica em enfermagem do município, Inês Steffen Benetti e o motorista da Saúde, Anderson da Rosa, realizaram o treinamento sendo responsáveis a passar o ensinamento para os recantos. 

“Uma ação que para os beneficiados vai ser uma experiência fantástica, só quem convive com quem tem dificuldade sabe o quanto cada pequena vitória é gigantesca. Vamos viver essa experiência e dar um pouquinho de alegria para quem tem alguma limitação, para nós que podemos correr, nos movimentar é muito fácil mas para quem tem limitações um banho de rio é fantástico, parabenizo a Juce que liderou este processo e agradeço o Paulinho, a Ceia, a Eliane e a Inês por abraçar o projeto junto com a gente e poder dar um pouquinho de acessibilidade para quem precisa”, enfatizou o prefeito, Marcos Venicios. 

“Estar incluindo uma pessoa no nosso meio, na nossa sociedade, é um ato de amor e de carinho, isso é um atrativo a mais para os recantos porque muitas vezes um familiar que tem alguma deficiência não vem visitar os recantos porque pensa que não pode fazer nada no local, então agora cada recanto pode ofertar a cadeira anfíbia e proporcionar um momento único para essas pessoas, que é tomar um banho de rio”, relatou a secretária de Turismo, Jucelaine de Medeiros.


14 de fevereiro de 2023
Destaque