MORRINHOS DO SUL – 31 ANOS DE HISTÓRIA

Hoje estamos completando 31 anos de emancipação político-administrativa, 31 anos de muito trabalho, luta e garra dos nossos munícipes e gestores para que Morrinhos do Sul fosse o que é hoje.

Com área de 165,44 Km² e uma população com um pouco mais de 3 mil habitantes, localiza-se em uma região de grande beleza e riqueza ambiental: aos pés dos grandes canyons dos Aparados da Serra Geral, num território de Mata Atlântica unida por rios e lagoas, a poucos quilômetros da faixa litorânea gaúcha. Um recanto tranquilo e privilegiado, com muitas histórias para contar. De colonização europeia (principalmente germânica) e influência tropeira, seus caminhos, desde os tempos em que os indígenas Xokleng trilhavam pela região, ligam serra e planície, montanha e litoral.

O povoamento da região iniciou-se por volta do ano de 1826, com a chegada de imigrantes alemães, que apesar de serem instalados na Colônia de São Pedro de Alcântara reemigraram para outras localidades devido às escassas terras para tantos colonos. A fim de buscar mais espaço, foram em direção às coxilhas onde encontraram terras férteis proporcionando, assim, condições melhores para o desenvolvimento agropecuário. Entre estes imigrantes estavam os primeiros colonos alemães que se tem registro em Morrinhos do Sul: foram as famílias Jacob Borges, João Carlos Model, André Webber, Hahn, Behenck, Evaldt, Schwanck, Raupp e Schütz. A emancipação aconteceu em 20 de março de 1992.

O prefeito, Marcos Venicios e a vice-prefeita, Leoni Felicidade, desejam felicidades a todos os moradores de Morrinhos do Sul, por fazerem parte e contribuírem com esses 31 anos de história.

20 de março de 2023