Descarte corretamente suas chapas de Raio-X

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Saúde de Morrinhos do Sul está promovendo a campanha de coleta de chapas de Raio-X nos postos de saúde do município, do dia 1 de agosto a 30 de dezembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da reciclagem desses materiais e evitar que eles sejam jogados no lixo comum ou em locais inadequados.

As chapas de Raio-X são compostas por um plástico chamado acetato e uma camada de prata, que é um metal pesado e altamente poluente. Além disso, as chapas passam por um processo de revelação que utiliza produtos químicos tóxicos, que também devem ser tratados adequadamente. Com isso elas serão encaminhadas para empresas especializadas, que farão a separação da prata do plástico e darão o destino correto para cada um. 

Quem tiver chapas de Raio-X em casa pode levá-las até um dos postos de saúde participantes da campanha e contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública. Participe você também e faça a sua parte!


27 de julho de 2023
Destaque