Alunos da Fábrica de Gaiteiros se apresentam em São José dos Ausentes ao lado de Renato Borghetti

O Município de São José dos Ausentes recebeu na quinta-feira, dia 22 de setembro, o show de Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros de Morrinhos do Sul. O momento foi de emoção para os alunos e familiares que acompanharam a apresentação pela primeira vez ao lado de Borghetti, renomado músico instrumentista e gaiteiro que idealizou o projeto social de formação com a gaita de oito baixos.

O show foi realizado na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rodeio da Saudade e marcou o encerramento da Semana Farroupilha de São José dos Ausentes. Coordenados pelo professor Evandro “Manchinha”, o grupo de nove alunos se preparou com um repertório de músicas instrumentais na gaita-ponto que fazem parte do show de Renato Borghetti.

A comitiva que acompanhou os alunos era formada pelo Prefeito Marcos Venicios, Vice-Prefeita Leoni Felicidade, Presidente da Câmara de Vereadores Vera Borges, Secretária de Educação Prof. Cris Vargas e familiares dos pequenos gaiteiros.

Em Morrinhos do Sul a Fábrica de Gaiteiros chegou no ano de 2021 através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O projeto atende atualmente 20 alunos de 7 a 15 anos com aulas de gaita de oito baixos, estimulando a inclusão social e a descoberta de jovens talentos da autêntica cultura gaúcha.

4 de outubro de 2022