Administração Municipal visita Nova Petrópolis para conhecer Horto de Flores da Cidade

Na última quinta-feira, 16 de setembro, a Vice-Prefeita Leoni, a Secretária de Turismo Juce e o Secretário de Meio Ambiente José Augusto visitaram o Horto Municipal de Nova Petrópolis e de Caxias do Sul.

O Horto Municipal é responsável pela produção de mudas de flores e plantas para o paisagismo e embelezamento de Nova Petrópolis. Ligado a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Horto realiza reposição de árvores, podas da arborização urbana, reformas de praças e equipamentos públicos, execução e manutenção de jardins de praças e prédios públicos.

As diversas espécies de flores e plantas produzidas pela equipe, que somam 800 mil mudas até outubro deste ano, variam de ano para ano. As espécies Amor-Perfeito, Boca-de-Leão e Tagete estão entre as principais flores cultivadas. O processo de produção dura 12 semanas, desde a compra da semente até o plantio. Para reduzir os custos o Horto também utiliza o processo de estaquia, que consiste no plantio de um ramo ou folha da planta e, a partir do enraizamento delas, desenvolve-se uma nova planta. Até final do ano, a previsão de mudas produzidas é de 1 milhão. O Horto Municipal qualifica seus profissionais por meio de cursos de aperfeiçoamento, para melhorar a qualidade da mão de obra.

Para a Vice-Prefeita Leoni o Horto Municipal contribui para o crescimento do turismo. “O desenvolvimento deste serviço é fundamental para o embelezamento da cidade a um custo mais baixo, trazendo eficiência e agilidades nos serviços”, disse Leoni.

A Secretária de Turismo Juce destacou que um projeto paisagístico é importante para manutenção da beleza do município. “Uma cidade bem cuidada é resultado do esforço de várias frentes de trabalho. A limpeza, manutenção e conservação da natureza é fundamental para fortalecer os atrativos turísticos”, relatou Juce.

23 de setembro de 2021