📡 Morrinhos do Sul amplia sinal telefônico no interior com instalação de novas antenas

Agora as comunidades rurais de Morrinhos do Sul estão conectadas com o mundo. Foram instaladas quatro antenas telefônicas com tecnologia 4G no Morro de Dentro, Pixirica, Vila Três Passos e Morro do Forno. Até o final deste ano, mais duas devem ser colocadas na Fartura e no Costão, o que vai resultar em quase 90% de cobertura de sinal telefônico no município.

O prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios da Silveira, diz que a telefonia móvel é essencial para o desenvolvimento econômico e social do município, que tem na agricultura e no turismo suas principais atividades. Também afirma que é necessária uma rede de comunicação que permita incluir todo o município.

Até então, a cobertura abrangia apenas 37% de Morrinhos do Sul, ficando praticamente restrita ao centro da cidade. Até o final do ano, com as outras duas antenas, essa abrangência vai quase triplicar, beneficiando praticamente todas as localidades do município.

O benefício foi conquistado depois de meses de articulação entre prefeitura, deputados, senadores, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. Em 2021, a Anatel realizou um leilão de tecnologias e, como contrapartida, deveria instalar antenas no interior do país, escolhendo as localidades conforme critérios técnicos, como número mínimo de famílias, por exemplo.

Segundo o prefeito, o deputado federal Pedro Westphalen foi uma figura fundamental durante as negociações para viabilizar o projeto e conquistar a tecnologia para as comunidades rurais de Morrinhos do Sul.

16 de fevereiro de 2024