📚 Escolas realizam atividades alusivas aos 30 anos de Morrinhos do Sul

No mês que Morrinhos do Sul comemora 30 anos de emancipação político-administrativa, as escolas estão realizando com os alunos diversas atividades alusivas ao tema. Para celebrar a data, os estudantes estão participando de visitas às comunidades, palestras sobre os atrativos turísticos, história e emancipação, além da realização de trabalhos especiais sobre a história da cidade.

As ações estão acontecendo durante todo o mês de março e contam com a participação da Primeira-Dama, Tássia Steffen, da Secretária de Turismo, Jucelaine de Medeiros e da Secretária de Educação, Prof. Cris Vargas, além de professores, auxiliares e gestores das escolas.

📜  História de Morrinhos do Sul

As primeiras populações de Morrinhos do Sul foram tribos indígenas que habitavam a encosta da serra e os arredores da lagoa do Morro do Forno. Posteriormente há registros de um quilombo em um morro de Morrinhos, plantavam especialmente laranjeiras e viviam no entorno de uma cachoeira. Logo chegariam populações europeias para essa região, com destaque para os imigrantes alemães, que viveram principalmente dos engenhos de cana-de-açúcar.

Com o passar do tempo, o pequeno povoado foi crescendo e nesta época Morrinhos do Sul pertencia ao Município de Torres. As dificuldades eram várias e a distância fez com que várias lideranças se unissem pela emancipação político-administrativa.

Algumas lideranças foram José Faustino Borges, João Jacob Selau, Itamar Borges Hainzenreder, Jussara Policarpo dos Reis, Elmo Magnus Leffa, José Evaldt Steffen, Cirineu Steffen da Silva, Osvaldo Gonçalves Carlos e Ilzo José Hendler Evaldt.

A luta foi grande, então no dia 20 de março de 1992 foi realizado o sonho de se emancipar, tornando-se Morrinhos do Sul e completando neste ano os 30 anos de Município.

25 de março de 2022