🇧🇷 Chama da Pátria chega a Morrinhos do Sul, celebrando a história e o patriotismo

Nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, o município de Morrinhos do Sul foi honrado ao receber a 86ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Em uma emocionante cerimônia realizada na prefeitura municipal às 16h30min, a chama do patriotismo foi entregue à cidade, marcando o início das comemorações que celebram o espírito cívico e a história do Brasil.

O evento contou com a presença do prefeito Marcos Venicios, da vice-prefeita Leoni Felicidade, secretários municipais e servidores públicos. O prefeito Marcos Venicios saudou a todos os presentes e enfatizou a importância deste momento para a cidade e para a nação como um todo.

“Receber a Chama da Pátria em Morrinhos do Sul é uma honra que nos permite lembrar e homenagear aqueles que dedicaram suas vidas para construir e defender nossa nação. O patriotismo é um valor fundamental que nos une como cidadãos e fortalece nossa identidade como brasileiros”, afirmou o prefeito.

O tema nacional escolhido para este ano é Rui Barbosa, o renomado jurista e político brasileiro, conhecido por sua defesa apaixonada dos ideais republicanos e democráticos. No contexto regional, destaca-se a Revolução de 1923, um importante conflito armado que deixou marcas na história do Rio Grande do Sul, abordando questões políticas, econômicas e sociais.

A frase-síntese da corrida, “a alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”, ressoa fortemente neste evento, realçando a necessidade de preservar e valorizar a cultura e identidade nacionais.

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, além de ser um evento tradicional, tem como missão cultivar o amor à pátria e prestar homenagem aos heróis e heroínas que contribuíram para a independência e construção do Brasil. Ela também desempenha um papel vital em fortalecer os laços de cidadania e patriotismo entre os moradores da cidade.

25 de agosto de 2023