ūüď° Morrinhos do Sul amplia sinal telef√īnico no interior com instala√ß√£o de novas antenas

Agora as comunidades rurais de Morrinhos do Sul est√£o conectadas com o mundo. Foram instaladas quatro antenas telef√īnicas com tecnologia 4G no Morro de Dentro, Pixirica, Vila Tr√™s Passos e Morro do Forno. At√© o final deste ano, mais duas devem ser colocadas na Fartura e no Cost√£o, o que vai resultar em quase 90% de cobertura de sinal telef√īnico no munic√≠pio.

O prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios da Silveira, diz que a telefonia m√≥vel √© essencial para o desenvolvimento econ√īmico e social do munic√≠pio, que tem na agricultura e no turismo suas principais atividades. Tamb√©m afirma que √© necess√°ria uma rede de comunica√ß√£o que permita incluir todo o munic√≠pio.

Até então, a cobertura abrangia apenas 37% de Morrinhos do Sul, ficando praticamente restrita ao centro da cidade. Até o final do ano, com as outras duas antenas, essa abrangência vai quase triplicar, beneficiando praticamente todas as localidades do município.

O benef√≠cio foi conquistado depois de meses de articula√ß√£o entre prefeitura, deputados, senadores, Ag√™ncia Nacional de Telecomunica√ß√Ķes (Anatel) e operadoras de telefonia m√≥vel. Em 2021, a Anatel realizou um leil√£o de tecnologias e, como contrapartida, deveria instalar antenas no interior do pa√≠s, escolhendo as localidades conforme crit√©rios t√©cnicos, como n√ļmero m√≠nimo de fam√≠lias, por exemplo.

Segundo o prefeito, o deputado federal Pedro Westphalen foi uma figura fundamental durante as negocia√ß√Ķes para viabilizar o projeto e conquistar a tecnologia para as comunidades rurais de Morrinhos do Sul.

16 de fevereiro de 2024