Morrinhos do Sul esteve presente no 184º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para PcD e PcAH na última semana

Aconteceu na última sexta-feira, 18 de novembro, em Xangri-lá o 184º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades, no qual participaram a secretária de Educação, Cristiane Vargas, a secretária de Saúde, Elizandra Scheffer (Neca), a secretária de Assistência Social, Sônia Regina Magnus, a fonoaudióloga de Morrinhos do Sul, Ana Mara Martins e equipes das secretarias.  

Na oportunidade, representantes do poder público e de entidades representativas das PcD e PcAH dos 21 municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Litoral estiveram reunidos no Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos (Rua Olmiro Lima, 163, Bairro Guará), para apresentar o Diagnóstico Municipal e Regional sobre Acessibilidade e Inclusão de cada município e para participar das oficinas temáticas “Acessibilidade para Promoção da Inclusão” e “Conversando sobre Autismo”.

Neste ano já aconteceram sete Fóruns, entre eles, sediaram Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Porto Alegre, Quaraí, Cachoeira do Sul e agora no Litoral Norte gaúcho. O Fórum Permanente se destina a gestores, técnicos, sociedade civil, entidades representativas e público em geral e visa articular junto aos Municípios as políticas públicas de acessibilidade e inclusão em todos os segmentos sociais. Após o evento, os técnicos da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul (FADERS) seguem monitorando os municípios, de forma que as políticas para pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades entrem na agenda do poder público.

“Na ocasião foi apresentado por mim, como se encontram as condições de acessibilidade para essa população específica de Morrinhos do sul, e ainda, os desafios que precisamos superar no sentido da melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, relatou a fonoaudióloga da secretaria de Saúde, Ana Mara Martins.

As secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social registraram sua alegria em poder representar o município e conhecer experiências positivas de políticas públicas que promovem a inclusão e a acessibilidade


30 de novembro de 2022
Destaque