Morrinhos do Sul abordou o autismo e as formas de inclusão e acolhimento na sociedade em palestra realizada na última sexta-feira

Na última sexta-feira, 14 de abril, aconteceu a palestra em alusão ao Mês da Conscientização do Autismo em Morrinhos do Sul, uma iniciativa da prefeitura através da Secretaria de Educação, que teve como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre essa temática tão importante.

O tema da palestra foi: Autismo e inclusão, acolhendo diferentes maneiras de ser e estar. A palestrante, Karla Fernanda Wunder da Silva, pós-doutoranda em educação, especialista em autismo, psicopedagoga e pedagoga especial, abordou aspectos conceituais, diagnósticos e educacionais do autismo, bem como estratégias para promover a inclusão e o acolhimento das pessoas com autismo na escola e na sociedade.

A palestra foi aberta a toda população e contou com a presença de professores, pais, alunos e demais interessados. Foi um momento de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o autismo e a diversidade humana. Os participantes puderam tirar suas dúvidas, compartilhar suas vivências e conhecer mais sobre o transtorno do espectro autista, que afeta a forma como as pessoas se comunicam, interagem e aprendem.

A Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e com o respeito à diversidade, buscando oferecer oportunidades de desenvolvimento para todos os alunos, especialmente aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais.

“Agradeço a todos que prestigiaram a palestra e se mostraram interessados neste assunto tão importante que é o autismo e a inclusão, acolher as diferentes maneiras de ser e estar é o nosso dever como sociedade. Que possamos sempre nos respeitar e amar o próximo do jeito que ele é”, enfatizou a secretária de Educação, Cristiani Hendler. 

Marcaram presença na palestra a primeira-dama, Tássia Steffen, as secretárias de Educação e Assistência Social, Cristiani Hendler e Sônia Regina Magnus respectivamente e os vereadores, Dirlene Luiz Magnus Schwanck e Vera Borges.

Cristiane Hendler, secretária da educação

19 de abril de 2023
Destaque Educação Inclusão