🩺 Segunda edição do projeto Hiperdia estará na Comunidade de Costão em Morrinhos do Sul

A Secretaria de Saúde de Morrinhos do Sul lançou no mês de fevereiro um programa para tratar casos de diabetes e hipertensão nas comunidades chamado Hiperdia, o primeiro encontro foi no Morro do Forno e agora chegou a segunda edição do programa, onde a Comunidade de Costão receberá o projeto que é 100% voltado para a saúde e prevenção. Acontecerá na sexta-feira, 17 de março, às 14h no Salão Comunitário do Costão. 

O seu objetivo é levar saúde e qualidade de vida aos moradores, no dia do atendimento estarão disponíveis profissionais da saúde como enfermeiro, nutricionista e educador físico para orientar a população.

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade e falta da insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue de forma permanente.

Já a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 14 por 9 como é conhecido popularmente.

“A primeira edição foi um sucesso, muitos moradores estiveram presentes e valorizaram a ação da Secretária de Saúde, vamos passar por todos os bairros e comunidades, estaremos no Costão dia 17 de março esperando por todos, participem, se informem e tenham cuidado com a saúde de vocês. Os profissionais da saúde estarão presentes para levar cuidado, conhecimento e informação aos munícipes”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Elizandra Scheffer (Neca).


10 de março de 2023
Destaque