🧩 Profissionais da rede municipal de educação iniciam capacitação sobre autismo

A equipe de profissionais da educação que atua na Escola Municipal Prof. João Steigleder iniciou neste mês de junho uma capacitação continuada sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é preparar a equipe educadora com as orientações necessárias para identificar o Transtorno e os procedimentos para garantir o bom aprendizado. 

As ações fazem parte do programa “TEAcolhe”, lançado pelo Governo do Rio Grande do Sul com os objetivos de qualificar os profissionais das diferentes áreas de atendimento no tema do autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família.  

O TEAcolhe criou 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR) no estado, visando a organização e fortalecimento das redes municipais de saúde, de educação e de assistência social. Cada Centro Regional de Referência em TEA será destinado ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido. 

Morrinhos do Sul faz parte do Centro Regional de Referência de Capão da Canoa e as capacitações dos profissionais estão sendo ministradas pela Fonoaudióloga Dinah Londero e pela Educadora Especial, Catiuscia Homem.  

A Secretária de Educação, Prof. Cris Vargas, destacou que as Escolas Municipais tem um papel fundamental no acolhimento e orientação das famílias e pessoas diagnosticadas com o transtorno. “O conhecimento sobre o Autismo possibilita a identificação com mais rapidez, permitindo a busca de novos métodos para o desenvolvimento das habilidades de cada criança. A celeridade neste processo é fundamental para que logo que se descubra o diagnóstico se apliquem as metodologias adequadas para cada espectro”, disse a Secretária. 

Saiba mais em www.rs.gov.br


24 de junho de 2022
Destaque