📹 Iecine abre inscrições para ‘Oficina Documentário’

A Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a ‘Oficina Documentário’, do projeto de capacitação profissional ‘Revelando o Rio Grande’. O curso abordará temas relacionados à linguagem cinematográfica para documentários e às subjetividades na construção de um filme neste formato. As atividades serão ministradas pela diretora e roteirista Mirela Kruel. 

👉🏻 Interessados podem se matricular de forma gratuita por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSqFeVWJabEi-7WjW3WCyvQ0By_43TNIAQitu-XkRayb7AZg/viewform 

Os encontros ocorrerão de modo presencial, na Câmara de Vereadores de Morrinhos do Sul (Rua Antônio José Carlos, nº 10, Centro), em 24, 25 e 26 de junho, das 9h às 20h, com intervalo de uma hora para o almoço. Entre os tópicos que são abordados no curso estão:  ‘Linguagem documental a novos realizadores’, ‘Introdução às teorias do documentário’ e ‘Exercícios documental filmado’, respectivamente. 

Segundo Zeca Brito, diretor do Iecine, Mirela Kruel possui muita experiência profissional com reconhecimento artístico. “Seu trabalho como documentarista foi consagrado em distintas edições do Festival de Cinema de Gramado. O olhar crítico sobre a desigualdade social e o tratamento sobre questões de gênero dão o tom desta oficina”, destaca.  

Ministrante

Mirela é jornalista de formação acadêmica, diretora e roteirista de filmes, criadora de imagens e atmosferas fílmicas. Realizou textos e filmes para diversas marcas e, ainda, dirigiu as cenas documentais para a novela ‘Amor de Mãe’ da Rede Globo.

A diretora e roteirista tem a trajetória na área do cinema autoral independente, com diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais. Lançou, em outubro de 2015, o primeiro longa-metragem, o filme ‘O Último Poema’, que ganhou o prêmio de Melhor Documentário de Arte no Festival de Documentários de Bogotá.

O documentário ‘Catadora de Gente’, apresentado em 2018, foi selecionado naquele ano para o Festival É Tudo Verdade, na Mostra Nacional Competitiva De Curtas-Metragens Brasileiros. No mesmo evento, recebeu Menção Honrosa no Festival, pelo filme.



20 de junho de 2022
Destaque